miércoles, 10 de enero de 2018

3 ERROS COMUNS DE UM NOVATO

Todos nós já fomos criadores novatos, e aprendemos muito com os nossos erros, aprendemos com outros criadores e como em tudo na vida a experiencia é um posto, mas para isso é preciso passar por eles.
Hoje vamos mostrar 3 erros, 3 atitudes comuns de um novato

1 – COMPRAR AVES SEGUNDO A PONTUAÇÃO
Uma das coisas mais verificadas que engana um novato é comprar olhando apenas à pontuação. Acho imensa piada quando um criador com pouca experiencia para comprar algum pássaro e pergunta-me  qual o resultado que teve no concurso, quando lhe respondes que teve 88 pontos por exemplo, fica a pensar sobre isso e quase sempre rejeita o pássaro, quando lhe dizes que teve 90 pontos normalmente aceita comprá-lo e se ganhou alguma coisa então seguramente que to compra.
A pontuação num concurso é uma opinião de um técnico que avalia o pássaro num determinado momento, o qual se pode enganar como qualquer pessoa.
Imaginemos que o canário por exemplo tinha uma plumagem “embolada” no momento do julgamento e passado esse momento não? É possível que o pássaro perderia pelo menos 1 ponto na plumagem sem ser um pássaro ruim. Ou por exemplo no momento do julgamento não estava numa boa posição.
Os julgamentos são apenas uns minutos em que o pássaro deve dar tudo, em que muitas circunstâncias influenciam isso.
Outra coisa que influencia é a preparação do pássaro, nas competições há muitas vezes pássaros de alto nível que parecem que não estão bem preparados para o concurso. E eu por experiencia própria, uma das melhores aves que comprei num concurso, um pássaro que revolucionou a minha linha, teve 87 pontos. O concurso terminou e ninguém o queria apesar de ser uma verdadeira joia
Os criadores veteranos não olham a pontuações para comprar um pássaro, eles valorizam a qualidade.

2 – NUNCA COMPRES PASSAROS DESCLASSIFICADOS
Um criador novato, foge dos pássaros desclassificados sem saber a causa real dessa desclassificação, há motivos para que descartam esse pássaro para reprodutor e outras não. A mim isso acontece-me muito e também à grande maioria dos criadores de lipocromos, como por exemplo os pássaros com manchas, custa-nos vende-los, e em muitos casos muitíssima má qualidade do que o normal. A mim nunca um criador novato me comprou um pássaro manchado, fogem deles como se tivessem uma doença e perdem a oportunidade em muitos casos de levar a verdadeira qualidade. Conforme diz o ditado “ as arvores não deixam ver o bosque”.

3. MUDANÇAS DE IDEAS APÓS O CONCURSO:
Um criador veterano já selecionou os reprodutores antes de competir, independentemente de ganhar prêmios ou ter uma pontuação fraca, ele já observou que as aves que serão reservadas para a criação. Um novato não, e muda de ideias após o concurso. Quantas vezes já ouviu esta conversa: “eu ia ficar com este macho, mas aquele ali é que ganhou, então vou ficar antes com este”. Ou “... Eu tinha esta ave para venda, mas como ganhou, já não a vou vender.”


Um criador veterano não se deixa afetar nas suas decisões, pelas avaliações de um juiz.


No hay comentarios:

Publicar un comentario

8 CONSELHOS PARA MANTER OS TEUS CANÁRIOS GORDOS

Avizinha-se a criação e começa a contagem decrescente para que os pássaros estejam bem preparados. Queremos ver os pássaros gordinhos, ou p...