lunes, 12 de febrero de 2018

8 CONSELHOS PARA MANTER OS TEUS CANÁRIOS GORDOS

Avizinha-se a criação e começa a contagem decrescente para que os pássaros estejam bem preparados. Queremos ver os pássaros gordinhos, ou pelo menos com um nível de reservas aceitável e é por isso que eu vos trago 8 conselhos para ter os pássaros gordos.

1 – MAIS CALORIAS: É logico que resulta mas nem todos o põem em prática, precisamos que os pássaros ingiram mais calorias por isso recomendo que a mistura de sementes seja diferente, mais energética mas equilibrada para não provocar situações patológicas. Manter a base de alpista por volta do 80 % e complementar com sementes mais energéticas, como por exemplo perilha que é uma semente mais gorda e proteica, embora cara, podendo adicionar também outras oleaginosas com moderação, como o cânhamo e o Níger. Outra semente que eles comem muito bem é a aveia, pouca gordura, apesar da ideia contrária que temos, mas com um alto teor de carboidratos que se acumulam sob a forma de gordura. Claro que se devem apoiar numa boa papa para a reprodução, mas aconselho a não abusarem muito disso.

2 – PASSAROS SAUDAVEIS – Nem sempre é o caso, mas um pássaro magro é sinal de alguma patologia. Sem necessariamente ter o pássaro embolado nem aparentar estar doente, pode ser subclínica, muitas das vezes quando os pássaros não engordam podemos estar a falar de parasitas, processos infeciosos. A minha recomendação é terem os pássaros desparasitados como por exemplo com ivermectina em doses adequadas. Em pássaros problemáticos repetir a dose 15 dias depois, trabalha com veterinários especializados que nos confirmem que não há coccídeos, nem mega bactérias nem qualquer outro processo que possa provocar um mau índice corporal aos nossos pássaros. Não usar fármacos à toa porque o mais provável é que ainda debilites ainda mais os pássaros em vez de os engordares.
3 – OLHO NO FRIO – Em climas muito frios convém aumentar as calorias para engordar, por isso a fórmula nutricional de um criador não serve para o outro, devemos sempre ver as nossas necessidades.
4 – EVITAR LUTAS – Se uma gaiola está bem hierarquizada, por norma isso não acontece. Mas temos que evitar lutas por comida pois isso implica a perde de reservas.
5 – ISOLAR OS PROBLEMATICOS: Há pássaros que não engordam porque na voadeira ou gaiola há por assim dizer “intimidadores” que comem mais, mais vale os isolar e deixar os vais débeis comer.
6 – ORGANIZAR AS GAIOLAS COM SENTIDO: com que critério agrupas as tuas gaiolas? Muitos o fazem segundo a raça ou de forma arbitrária, devemos separar por sexo e agrupar de seguida segundo a condição corporal, assim conseguimos administrar a cada pássaro a alimentação ideal.
7 – O STRESS : É surpreendente a facilidade com que um pássaro stressado emagrece, há que ter em conta que o metabolismo desse pássaro é mais acelerado, por isso devemos reduzir o stress ao máximo, que estejam tranquilos, não visitar a toda a hora o canaril e muito menos tentar apanha-los. Estando cómodos tendem a engordar.

8 – TUDO COM MODERAÇÃO:  não se trata de os engorda-los , um canário gordo não cria bem, nem fêmea nem macho, numa escala de condição corporal  de 1 a 5 devemos ter as fêmeas nos 3-4 e com os machos temos que os ter num índice mais baixo. Em períodos de engorda tratar sempre o fígado, não o subcarregar e usar os protetores hepáticos, porque o fígado é um órgão fundamental que têm muita resistência, mas se abusares dele … adeus pássaro.  

No hay comentarios:

Publicar un comentario

8 CONSELHOS PARA MANTER OS TEUS CANÁRIOS GORDOS

Avizinha-se a criação e começa a contagem decrescente para que os pássaros estejam bem preparados. Queremos ver os pássaros gordinhos, ou p...